Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

Ibuprofeno é Um Antibiótico que Pode Diminuir Sua Imunidade ao Coronavírus

By That's it...

Posted in , , , | Tags : , , , , , ,

Ibuprofeno deve ser evitado como tratamento para coronavírus

Alerta foi feito pelo Ministro da Saúde da França; estudo recente publicado na ‘The Lancet’ corrobora a recomendação

O uso de alguns anti-inflamatórios, como ibuprofeno e cortisona, pode piorar a doença causada pelo novo coronavírus. O alerta foi feito pelo ministro da Saúde da França, Olivier Véran, em uma publicação no Twitter, no sábado 14.


“A ingestão de anti-inflamatórios [ibuprofeno, cortisona…] pode ser um fator para agravar a infecção. Em caso de febre, tome paracetamol. Se você já está tomando medicamentos anti-inflamatórios, peça conselhos ao seu médico”, escreveu Véran, médico especializado em neurologia.

A recomendação veio no mesmo dia em que o governo francês informou que “graves efeitos adversos” relacionados ao uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) – a família de medicamentos que inclui o ibuprofeno – “foram identificados entre os pacientes” afetados pela Covid-19. “Repetimos que o tratamento de febre ou dor associada à Covid-19 ou a qualquer outra doença viral respiratória deve ser paracetamol”, dizem as novas diretrizes do Ministério da Saúde da França.

O alerta foi criticado por especialistas em saúde de outros países, que citaram a falta de evidências científicas sobre a associação entre o ibuprofeno e efeitos adversos do coronavírus. Porém, um estudo publicado recentemente na renomada revista científica The Lancet mostra que medicamentos que ativam a ECA2, um receptor presente naturalmente no corpo humano, podem potencializar a ação do novo coronavírus.

Anti-inflamatórios podem diminuir a resposta do sistema imunológico do corpo e piorar quadros infecciosos. Reprodução/Getty Images

Isso acontece porque o novo coronavírus usa esses receptores ECA2 para invadir as células de suas vítimas, segundo um estudo anterior publicado na revista Science. Logo, a presença de uma maior quantidade desses receptores no organismo levaria a uma potencialização da ação do vírus. Vale ressaltar que o estudo da The Lancet foi apenas observacional e não indica uma relação de causa e consequência.

Diversos estudos anteriores mostraram que o uso de anti-inflamatórios por pessoas com doenças infecciosas pode ser um risco porque eles tendem a diminuir a resposta do sistema imunológico do corpo. Um estudo publicado no BMJ mostrou que pacientes com infecções respiratórias, como tosse, resfriado e dor de garganta que receberam ibuprofeno em vez de paracetamol, tiveram maior probabilidade de sofrer doenças ou complicações graves. “Existem boas evidências científicas para o ibuprofeno agravar a condição ou prolongá-la”, disse o virologista Ian Jones, da Universidade de Reading, no Reino Unido, ao jornal The Guardian.

Coronavírus: tomar ibuprofeno e cortisona pode agravar a infecção

“Não recomendamos anti-inflamatório por causa dos efeitos colaterais”, disse o infectologista Celso Granato, diretor médico do Grupo Fleury. O paracetamol, por outro lado, seria capaz de reduzir a febre sem atrapalhar a resposta do corpo à infecção.

Remédios com ibuprofeno, que podem abaixar a imunidade ao coronavirus, disponíveis no mercado

1. Advil
2. Algiflex
3. Algi-Reumatril
4. Alivium
5. Buprofil
6. Buscofem
7. Dalsy
8. Doraliv
9. Doraplax
10. Febsen
11. Ibuflex
12. Ibufran
13. Ibuliv
14. Ibupril
15. Ibuprofan
16. Ibuprofeno (e todos os seus genéricos)
17. Ibuvix
18. Lombalgina
19. Motrin
20. Novalfem
21. Otiun
22. Parartrin
23. Spidufen

Leia Mais

Fonte: Veja Abril por Giulia Vidale | Fotos: distribuição|internet.

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Comments are closed.
btt
Share