Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

Chá Mate o Harmonizante Fisiológico Natural

By That's it...

Postado em , , | Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

As 10 Propriedades Benéficas e Como utilizar o Chá Mate

Consumimos várias coisas, desde sempre, diariamente, porque gostamos, porque fomos acostumados quando crianças, por comodidade, e a maioria delas pode ser rica em propriedades e nós nem sabemos. Uma dessas bebidas triviais é o chá mate. Mas você sabe para que serve o chá mate?


Consumido em todo o Brasil, de várias maneiras, conhecido por vários nomes, fato é que os benefícios do chá mate são inúmeros, seja na erva mate, no chimarrão ou no tererê.

Hoje em dia, ele tem sido alvo de diferentes estudos voltados às suas substâncias bioativas, como flavonoides e ácidos fenólicos, além da cafeína. Confira abaixo uma lista das propriedades e dos vários benefícios do chá mate à saúde e boa forma.

1. Emagrecedor

O chá mate é uma bebida termogênica. Para que provoque o emagrecimento, é recomendado que se tome 1 litro de chá ao dia, em horários intercalados, fora das refeições, porque a cafeína pode dificultar a absorção de ferro e cálcio.

Uma xícara de chá, quando consumido sem açúcar ou mel, fornece 2 calorias.

2. Reduz o colesterol

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, o chá mate diminui o colesterol ruim (LDL), enquanto eleva o bom colesterol (HDL).
3. Coadjuvante no tratamento da esteatose hepática

Essa patologia é conhecida popularmente como “gordura no fígado”. Alguns estudos relatam que o chá mate auxilia na oxidação dessa gordura, ajudando no tratamento.

4. Ação diurética

Como a maioria dos chás, o mate ajuda a eliminar toxinas pela diurese, permitindo a diminuição do inchaço.

5. Estimulante

Os praticantes de esporte devem consumi-lo com frequência, pois, além de hidratar, outros benefícios do chá mate é estimular nervos e músculos, e ainda ajudar a combater a fadiga muscular.

6. Antienvelhecimento

Seus polifenois antioxidantes combatem os radicais livres, responsáveis por nosso envelhecimento celular.

7. Ajuda o coração

Em um dos estudos realizados pela USP em São Paulo, foi observado que seus polifenóis ajudam a prevenir a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias.

8. Supressor de apetite

De acordo com estudos da University of Surrey, em Guildorf, Inglaterra, o chá mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.

9. Aumenta a queima calórica

Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios do chá mate.

10. Ajuda no controle da diabetes

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente.

Todos os benefícios do chá mate serão notados caso haja uma constância e regularidade em relação ao seu consumo.

Chá Mate x Mal de Parkinson

A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina tem realizado estudos com a erva mate em relação ao Mal de Parkinson. Embora ainda preliminares, os resultados são bastante animadores.

Os camundongos induzidos à doença conseguiram apresentar melhoras significativas, onde parte deles mostrou completa recuperação dos movimentos.

Ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido, mas os envolvidos mostraram-se bastante animados.

Valores Nutricionais do Chá Mate

Em 100 gramas do produto:

Apresenta também sais minerais, vitaminas A, B2, C e E, além de cafeína, teofilina, teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico, frutose e óleos essenciais.

Chá Mate Tira o Sono?

O chá mate é uma bebida feita à base da erva-mate – Ilex paraguariensis – tostada. A planta já era preparada na forma de bebida em localidades como o Paraguai, a Argentina e o Brasil desde antes da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano.

Um litro do chá mate é composto por alguns nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como manganês, magnésio, cálcio e vitamina B1.

Será que o chá mate tira o sono?

Graças ao fato de ser rico em cafeína, o consume excessivo de chá mate tira o sono – leia-se mais de um litro diariamente – por provocar a insônia.

Por isso, vale alertar que o chá mate não é recomendado para pessoas que já sofrem com a insônia e aconselha-se a não consumir a bebida próximo da hora de ir para a cama e dormir.

No mesmo sentido, afirma-se que o problema do nervosismo durante o dia com falta de sono na parte da noite pode se tornar mais intenso quando ocorre a ingestão do chá mate.

Fora isso, aconselha-se a evitar a ingestão da bebida durante a noite, devido ao fato da bebida apresentar um efeito estimulante, podendo atrapalhar a qualidade do sono ou, inclusive, provocar a insônia.

Além disso, aconselha-se que as pessoas que já dormem mal consumam o chá mate até, no máximo, às 17h da tarde. É aconselhado ainda limitar o consumo da bebida a dois copos diariamente.

Contraindicações e cuidados com o chá mate

Agora que já analisamos se o chá mate tira o sono ou não, vamos saber que pessoas não devem tomar a bebida e que cuidados a sua ingestão requer.

O chá mate é contraindicado para crianças e para quem sofre com hipertensão, problemas no coração, diabetes, glaucoma, osteoporose, síndrome do intestino irritável e queimação gástrica. Pessoas com distúrbios hemorrágicos e que têm dor de cabeça frequente ou enxaqueca também devem ficar longe da bebida.

Mulheres que estejam grávidas, na fase de amamentação de seus bebês ou no período menstrual também não devem consumir o chá mate.

Dependentes de nicotina e álcool não devam consumir o chá mate e distúrbios relacionados à ansiedade como a agitação podem ser intensificados pela ingestão da bebida.


Alguns pesquisadores citam que o chá mate não é indicado para quem sofre com o nervosismo e afirmam ainda que a bebida pode ser perigosa para quem tem gastrite, por conta da possibilidade de agravar as crises da doença.

Pessoas que sofrem com maior sensibilidade à cafeína também devem evitar a ingestão da bebida.

Mesmo para quem não tiver um dos problemas mencionados neste tópico, vale a pena checar com o médico a respeito da segurança em relação ao consumo do chá mate. A recomendação é importante para todos, principalmente para crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição específica de saúde.

A consulta ao médico também deve ser feita por quem faz uso de algum tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal para checar se não faz mal utilizar a erva-mate na forma de chá ao mesmo tempo em que a substância em questão, porque estudos afirmam que existem casos em que o chá mate pode cortar ou intensificar o efeito de remédios.

Recomenda-se não tomar mais de um litro de chá mate por dia – que deve ser preparado com 20 g de folhas da erva-mate ou 15 a 20 saquinhos do chá – dividindo o conteúdo em porções de 330 ml, consumidas antes das principais refeições – café da manhã, almoço e jantar.

É necessário tomar cuidado com a frequência e a quantidade da ingestão de chá mate. Isso porque, de acordo com estudos publicados, quando há um ciclo no consumo de cafeína (presente no chá mate), a substância causa efeitos tóxicos ao organismo.

Os efeitos colaterais do chá mate

A ingestão de mais de um litro de chá mate diariamente pode provocar efeitos colaterais como taquicardia, gastrite e irritabilidade.

Além disso, a cafeína (encontrada na composição do chá mate) inibe ou dificulta a absorção de nutrientes importantes como o ferro.

Destaca-se que o chá mate contém uma substância conhecida pelo nome de oxalato, que pode provocar problemas renais, desenvolvendo cristais nos rins ou pedras no órgão, por conta de sua elevada concentração de cálcio.

Ao experimentar algum desses ou qualquer outro tipo de reação adversa ao consumir o chá mate, procure rapidamente o auxílio do médico, ainda que o sintoma em questão não aparente ser sério. Isso é importante para verificar a gravidade do efeito colateral e receber o tratamento apropriado, caso seja necessário.

Contraindicações

  • Gastrites e úlceras: A erva mate é contraindicada para pessoas que apresentam problemas gástricos, podendo irritar ainda mais a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;
  • Insones: Por ser estimulante, é melhor evitá-lo antes de dormir, principalmente pessoas com histórico de problemas de insônia e hiperatividade;
  • Hipertensos: Devem-se orientar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada;
  • Pessoas muito agitadas devem consumi-lo moderadamente;
  • Algumas pessoas poderão apresentar dor de cabeça ou enxaqueca quando ingerirem em demasia.

Como Preparar o Chá Mate

Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver. Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.

Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias. Apague o fogo. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 10 minutos.

Dando Sabor ao Chá Mate

Os apreciadores poderão desfrutar dos benefícios do chá mate ao natural, mas nem todos gostam do seu sabor amargo característico. Tomá-lo várias vezes ao dia com açúcar poderá surtir um efeito indesejado na balança.

Para essas situações, é possível variar facilmente, bastando acrescentar um pedaço de alguma fruta, preferencialmente cítrica. Elas têm paladar bem invasivo, e facilmente marcam presença junto ao chá.

Tente prová-lo com algumas gotas de limão ou laranja, um pedaço de abacaxi ou mesmo um morango. As frutas permitem grandes variações, inclusive no verão, quando favorecem o consumo do chá mate gelado. As cascas das frutas também funcionam, como por exemplo, a maçã.

Outras variantes de sabor são as especiarias que podem ser adicionadas ao processo de fervura, tais como cravo, um pedaço de canela, um pedacinho de gengibre.

As ervas frescas são outros aliados na busca por novos sabores. Entre elas: um raminho de hortelã, camomila, capim cidreira ou erva-doce.

Ele deve ser consumido, de preferência, assim que estiver pronto. Dessa forma, as propriedades não se perdem, assim como o sabor se acentua, e você poderá usufruir de todos os benefícios do chá mate. Evite guardá-lo pronto por mais de 12 horas, pois, assim como o café, ficará insosso.

A erva mate vendida a granel, em lojas de produtos naturais, apresenta menos misturas, o que lhe confere um sabor mais encorpado e com mais propriedades do que o chá mate em saquinhos.

Dica de Chá Mate Detox

Para quem quer experimentar os benefícios do chá mate como detox, inserimos uma receita bem simples.

Você vai precisar de:

1 maçã com casca;
1 folha de couve sem o talo;
200 ml de mate;
Gelo a gosto;
Adoçante.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome imediatamente. Para “turbinar” o chá detox e deixá-lo termogênico, acrescente um pedacinho de gengibre.

Use e abuse da versatilidade do chá mate, no inverno e no verão.

Leia Mais

Fonte: MBF | Fotos: distribuição|internet.

Gostou das dicas? Você já sabia de todos esses benefícios do chá mate? Tem costume de consumir esta erva em seu dia a dia? De que forma? Agora que sabe para que serve o chá mate, pretende consumi-lo mais? Comente abaixo!

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Os comentários estão fechados.
btt
Share