Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

Por dentro das farmácias de manipulação cosmetológica

By That's it...

Posted in | Tags : , , , , , , ,

Uma visita à Farmácia Ensino da FHOIUniararas para conhecer um pouco mais sobre Cosmetologia

Além de falar sobre os laboratórios que o curso de Farmácia oferece, a professora Ms. Fernanda Flores Navarro falou sobre tendências, perfil de consumo, preparo do cosmético e prescrição entre outros assuntos em um bate-papo com Erika Buzo Martins

Farmacêutico cosmetologista: Descubra o que faz e como se tornar um!

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking de consumo de produtos cosméticos, de saúde, higiene e limpeza


Um dado que demonstra o potencial da indústria cosmética em território brasileiro.

Pensando nisso surge uma oportunidade para farmacêuticos atuarem na área cosmética também.

É o chamado farmacêutico cosmetologista que pode ter diferentes funções e oportunidades de trabalho no mercado.

Conheça essa profissão a fundo e veja como atuar em um dos setores mais rentáveis atualmente. Confira!

O que faz um cosmetologista?

Trata-se de um profissional qualificado na área cosmética, ou seja, em produtos voltados para o bem-estar e a estética.

O farmacêutico formado em cosmetologia pode trabalhar em diversos setores da indústria cosmética, entre eles:

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Criação de formulações específicas;
  • Coordenar estudos de estabilidade;
  • Registrar o produto junto a órgãos competentes;
  • Elaborar patentes;
  • Atuar na farmácia magistral;
  • Entre outros.
  • Como trabalhar nessa área?

Para ser um farmacêutico cosmetologista é preciso se graduar em um curso superior de Farmácia. Além disso, uma especialização em tecnologia industrial ou mesmo cosmetologia é indispensável.

 

Dependendo de como o profissional deseja atuar, outros cursos complementares podem ser exigidos, como:

  • Administração de empresas;
  • Gestão de pessoas;
  • Idiomas, especialmente o Inglês.

Vale ressaltar que, segundo o site ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade -, o salário do farmacêutico especializado em cosmetologia gira em torno de R$ 1.200,00 a 30 mil reais.

Contudo, esse valor pode mudar de acordo com a região de atuação e também a linha profissional escolhida, ressaltando que os cargos estratégicos possuem os melhores salários.

Farmacêutico pode receitar cosméticos ou cosmecêuticos?

Antes de responder a essa pergunta é preciso entender o que são os cosméticos e cosmecêuticos.

O primeiro são produtos relacionados à estética e beleza, muito conhecidos no dia a dia das farmácias. Entre eles estão batons, perfumes, maquiagens e etc.

Já o segundo, são produtos com alguma finalidade terapêutica comprovada e para fins estéticos também. Dois bons exemplos são os xampus anticaspa e os produtos antiacne, que precisam ter sua eficácia comprovada.

O farmacêutico cosmetologista pode atuar no balcão da farmácia para receitar esses produtos aos clientes do estabelecimento. Para fazer isso, o profissional precisa fazer uma anamnese com o paciente, ou seja, uma rápida entrevista de cunho farmacológico.

O objetivo dessas perguntas é conhecer o perfil medicamentoso do paciente, incluindo suas restrições e possíveis alergias. Depois desse passo, o farmacêutico pode indicar produtos de acordo com a necessidade do indivíduo.

Vale ressaltar ainda que cabe a este profissional acompanhar a utilização do produto e verificar qualquer restrição. Além é claro de acompanhar a evolução do quadro terapêutico, quando utilizado produtos com essa finalidade.

O Farmacêutico e a Cosmetologia

A resolução Nº 573 de 22/05/2013 do CFF (Conselho Federal de Farmácia) dispõe sobre as atribuições do Farmacêutico no exercício da estética e da responsabilidade técnica por estabelecimentos que executam atividades afins

No artigo 2º desta resolução em que relata as técnicas de natureza estética e os recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico no campo da estética, a resolução cita o termo COSMETOTERAPIA, que consiste na aplicação externa e superficial de produtos denominados genericamente de cosméticos com finalidade terapêutica e de embelezamento.

A resolução relata ainda que dentro do campo de atuação do farmacêutico, está a aplicação e acompanhamento de procedimentos de PEELING MECÂNICO e PEELING QUÍMICO que define como procedimentos de estética capazes de promover a renovação celular, de forma progressiva estimulando a regeneração natural dos tecidos.

Entretanto, no item III do artigo 3º reforça que: “o farmacêutico que pretenda atuar nessa área precisa estar capacitado técnica, científica e profissionalmente para utilizar-se das técnicas de natureza estética e dos recursos terapêuticos especificados no âmbito dessa resolução.”

Dessa forma, o farmacêutico capacitado na área de cosmetologia poderá atuar no campo da estética, orientando, desenvolvendo formulações, elaborando protocolos e acompanhando a evolução da aplicação, uso e efeitos dos cosméticos sobre a pele.

Leia Mais

Fonte: Vídeo Teoria & Prática, Espaço Farmacêutico e NaturalFarma | Fotos: distribuição|internet.

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Comments are closed.
btt
Share