Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

Rinite Alérgica, como se prevenir desta hipersensibilidade

By That's it...

Posted in , , | Tags : , , , ,

Rinite Alérgica confira algumas dicas com a Doutora Raisa

A rinite alérgica não escolhe estação para se manifestar

No verão ou no inverno, quando o clima está seco e as oscilações de temperatura são uma constante, o sistema imunológico fica mais exposto às crises da doença.


A médica especializada em Clinica Médica – Alergia e Imunologia Clínica, Doutora Raisa Ulaf, faz alguns alertas e dá dicas e orientações, além de ressaltar que .é uma doença não contagiosa, caracterizada por inflamação da mucosa nasal.

Os sintomas clássicos são: espirros, coceira no nariz (prurido), coriza clara e entupimento nasal. A rinite pode ter vários fatores desencadeantes, sendo os aeroalérgenos domiciliares os mais comuns.

Mas o que são aeroalérgenos?

São causadores de alergia presentes no ar. Ácaros, descamações da pele, pelos de animais domésticos, baratas e fungos são exemplos. Alimentos, em geral, não causam rinite alérgica.

O tratamento é composto pelo tripé:

  1. Higiene ambiental
  2. Tratamento com remédios
  3. Vacinas anti-alérgicas ⠀

Higiene ambiental: significa evitar contato com a substância que causa os sintomas. A casa e o quarto do paciente precisam ser sempre limpos. Evitar espanador, vassoura e aspiradores (pulverizam o pó). A melhor forma de limpar é com pano úmido! Manter os locais sempre arejados é essencial para evitar a proliferação de bolor. Capas protetoras de colchões e travesseiros são muito úteis.

Tratamento com remédios (a critério médico!): Dispomos de descongestionantes, anti-histamínicos, estabilizadores de membranas, corticoides e, em casos mais graves, de adrenalina. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Vacinas anti-alérgicas: indicadas, em associação, quando os tratamentos anteriores falham. O tratamento é longo, mas com muitas vantagens. Com ele é possível diminuir a sensibilidade do doente àquela substância ao qual ele era alérgico, podendo haver melhora total dos sintomas!

Veja o vídeo da Doutora Raisa com alguma dica:

Lembre-se sempre de consultar um médico especialista para ajudar na correta investigação diagnóstica e tratamento!

Dra Raisa Ulaf
  • Especialista em Clínica Médica
  • Alergia e Imunologia Clínica em formação pela UNICAMP
  • @draisaulaf

Leia Mais

Fonte: São Joaquim Online | Fotos: distribuição|internet.

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Comments are closed.
btt
Share