Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

Saiba em qual fase da vida o envelhecimento da pele se torna visível

By That's it...

Posted in | Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Pesquisa de Harvard revela em qual fase da vida o envelhecimento da pele se torna visível

A dermatologista Dra Claudia Marçal, da American Academy of Dermatology (AAD), comenta pesquisa feita em terras americanas e sugere que 80% do envelhecimento é relacionado ao estilo de vida

Que a cada minuto envelhecemos mais, disso sabemos. Mas a partir de qual idade o espelho realmente mostra o processo de amadurecimento da pele? Rugas aparentes, linhas de expressão, cabelos mais fracos… Em uma pesquisa recente realizada em solo americano pela professora de dermatologia Dr. Alexa Kimball, em parceria com a marca Olay e a empresa de genética pessoal 23andMe, estudou (e desvendou!) o que se passa nas camadas debaixo da superfície da pele na idade em que os primeiros sinais (não visuais) começam a brotar. Ah, isso é aos 20 anos de idade.


Segundo a Dra. Claudia Marçal, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy of Dermatology (AAD), “muitos acreditavam que até os 35 anos estávamos fisiologicamente ótimos e a pesquisa demonstra que a cada época, devido à poluição, ao aumento do nível da radiação solar e outros efeitos, os processos celulares mudam e os efeitos cumulativos do envelhecimento aparecem mais precocemente e todos juntos, principalmente naquelas pessoas que não têm um cuidado preventivo adequado”, conta Dra. “Então a pesquisa apontou essa deficiência em produzir antiglicantes, antioxidantes, a dificuldade de produzir energia mitocondrial que seja utilizada pelas células de todo o corpo para replicação, regeneração e auto reparo, e também a perda imunológica e de defesa, assim como a capacidade de fazer barreira cutânea íntegra, defendendo a pele das hiperreatividades, alergias, eczemas e envelhecimento pelos agressores ambientais”, finaliza.

 

As principais idades do processo de envelhecimento

 

Cláudia Marçal explica que o estudo identificou cinco processos diferentes de células que entram em declínio em cinco diferentes idades. Entenda:

20 anos – “É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com o declínio da produção natural de antioxidantes. Um achado muito importante da pesquisa nesse sentido foi justamente no campo dermatológico na orientação do uso de produtos com Vitamina C estabilizada, Vitamina E, extrato de chá verde, além da hidratação e proteção solar, que eram as recomendações padrão para essa idade.”

30 anos – “O metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada. Nesse ponto, é necessário acelerar o metabolismo da célula de forma tópica, com uso principalmente da Niacinamida, ou Vitamina B3, e ingestão de nutracêuticos reparadores e de sustentação do colágeno, no caso do silício orgânico Exsynutriment e biomassa Bio-Arct, que é um bioenergizante mitocondrial, que estimula a síntese de ATP na mitocôndria, protege a pele durante condições extremas, estimula as defesas naturais da pele, e protege o DNA pela ação da taurina”,

40 anos – “A senescência celular entra em ação em um processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor, e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras” destaca a dermatologista. Ingredientes recomendados: retinol, ácido glicólico, ácido hialurônico, Fatores de Crescimento e peptídeos se tornam importantes, porque eles ajudar a impulsionar os processos celulares de forma a frear os sinais de envelhecimento que estão começando a ficar muito mais evidentes.

50 anos para cima – “A função de barreira da pele enfraquece, o que torna a pele seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só. Vitamina D, nanoconjugados de silício orgânico e tetrapeptídeos que melhorem o apoio estrutural da pele são recomendáveis, assim como ingredientes provenientes da semente do linho como Sculptessence, sempre em veículos como elixires e séruns, manipulados ou industrializados, mas com alta concentração de ativos”

Apesar do primeiro processo de envelhecimento ser por volta dos 20 anos, é por volta dos 30 que as mudanças internas se tornam visíveis – especialmente em pessoas com tons claros de pele.

Claudia Marçal explica que, além da genética, 80% do envelhecimento da pele está relacionado com fatores externos, ou seja, a forma como você vive a sua vida. Alguns hábitos saudáveis para retardar o amadurecimento da pele: “dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteína, muita água para se manter hidratado de dentro para fora e, como muitas vezes percebemos dificuldades do organismo de algumas pessoas em absorver todos os nutrientes que consomem, suplementos com silício, peptídeos, aminoácidos, e biotina são fundamentais.” Anotou?

 

Leia Mais

Fonte: Vogue.

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Comments are closed.
btt
Share