Estética: saiba o que esta carreira reserva para você e assista a depoimentos

Se você gosta de cuidar do corpo, do rosto e da saúde e ainda tem jeito para lidar com o público e aprecia ajudar os outros, a carreira de estética pode ser um caminho interessante a seguir.

Em franco crescimento por aqui, o mercado não só emprega muitos profissionais como também oferece oportunidades para empreendedores. O surgimento da nova classe média, a valorização dos cuidados com a beleza entre os homens e o desejo de buscar equilíbrio diante dos altos índices de stress nas grandes cidades têm aquecido a área.

A profissão ganhou outro impulso em 2012, quando foi adotada como parte do Conselho de Biomedicina. Com isso, além de ganharem um órgão de classe, os esteticistas passaram a poder atuar em novas áreas, como a dos procedimentos com laser, eletroterapia, radiofrequência, depilação definitiva e até atender alguns tipos de paciente para tratamentos pós-cirúrgicos e vítimas de queimaduras.

Que rumo você pode seguir

Embora a carreira na Estética tenha sido, por muitos anos, a escolha de profissionais com formação técnica informal, cada vez mais as clínicas têm se interessado pela contratação de profissionais com nível superior. Nesta área existem cursos de graduação padrão e também os que formam tecnólogos – profissionais prontos para começar a atuar em três anos.

Entre as disciplinas da grade curricular estão Química, Anatomia e Fisiologia, além de disfunções estéticas (estrias, gorduras localizadas, celulite e flacidez), terapias alternativas e massagens diversas. O estágio (ou clínica supervisionada) é comum nas grades curriculares desta formação também, permitindo que o aluno aprenda na prática, com a supervisão de um especialista, antes de partir para o mercado.

Dentre as áreas de atuação para os profissionais da estética estão clínicas, academias, consultorias, laboratórios médicos e a indústria cosmética. De acordo com o Sindicato dos Empregadores e Profissionais Liberais em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo, o salário para os especialistas em estética empregados em institutos de beleza começa em torno de 770 reais mais comissões, e os empreendedores podem faturar, em média, 4 mil reais ao mês.

Como está o mercado

Um estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) indica que o crescimento do mercado é de 10% ao ano. A compra de produtos cosméticos e de higiene cresceu 15,62% apenas em 2012. Outra pesquisa, da consultoria AT Kearney, indica que ainda neste ano o Brasil deve desbancar o Japão e assumir o segundo lugar no mercado mundial de beleza e cuidados pessoais, atrás apenas dos Estados Unidos.

Diante desses dados, fica fácil entender por que o curso de Estética floresceu por aqui nos últimos anos e o setor está, cada vez mais, se profissionalizando.

Especialização

Interessado em seguir carreira na área de estética? Então confira alguns cursos que você pode fazer para se especializar:

Limpeza de pele

Um dos tratamentos mais tradicionais nas clínicas de estética, a limpeza de pele é requisito básico no currículo de quem quer entrar no ramo.

Podologia

O especialista da área é muito requisitado por sua habilidade em cuidar dos pés, incluindo a prevenção e o encaminhamento médico de calos e calosidades, infecções, podopatias e deformidades.

Desenvolvimento de cosméticos capilares

Trata-se de uma área em ascensão, não apenas no Brasil, que engloba tanto colorações como alisamentos e tratamentos rotineiros para pontas duplas, ressecamento etc.

Depilação a laser

Em um país tropical como o nosso, cada vez mais se busca a praticidade da depilação a laser. Por conta da recente entrada da Estética no Conselho de Biomedicina, esta técnica passou a fazer parte das especialidades de esteticistas – o que representa uma ótima oportunidade de crescimento profissional.

Peelings faciais

Conhecer a diversidade de produtos químicos e naturais e as técnicas que se adaptam às necessidades e especificidades de cada pele é mandatório para profissionais que desejam oferecer tratamentos de limpeza mais profunda e redução de manchas.

Tratamento estético de estrias

Tratamento estético da moda, a carboxiterapia é abordada neste curso, em que o aluno aprende ainda o funcionamento saudável da pele e o surgimento das estrias, a avaliação de sua gravidade e outras formas de tratar o problema.

Abdominoplastia: pré e pós-operatório

A cirurgia que remove gordura localiza no abdômen e também a flacidez e as estrias nesta região exige uma série de cuidados especiais, tanto antes como após a cirurgia. Conhecê-los detalhadamente abre novas possibilidades de atuação numa área bastante requisitada atualmente.

Aromaterapia

Aplicável na indústria da beleza, de cosméticos, da moda até na de decoração e arquitetura, a aromaterapia envolve o conhecimento das ações e das combinações possíveis entre diferentes óleos essenciais e sua aplicabilidade em tratamentos estéticos e de bem-estar.

Veja a experiência de Amanda Domênico e Madu Avila.

Cosmetologia e Estética, que curso é esse por Amanda Domenico from EVOL on Vimeo.

 

Bate Papo sobre Curso de Estética from EVOL on Vimeo.











Tags: , , , , , , , , ,