Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

TIPOS de PELE – fotótipos

By That's it...

Posted in , | Tags : , , , , , , , ,

As peles não são todas iguais, podendo-se identificar seis tipos básicos

Para esta classificação são tidas em conta variações na clareza da pele, olhos, cabelo e a tendência para queimar ou bronzear, quando em exposição à luz solar direta.

A pigmentação da pele depende da quantidade de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Esta quantidade é determinada por herança genética.


Sabe a que fotótipo  pertence? Torna-se fundamental saber qual é o seu tipo de pele, pois facilita na altura de escolher o protetor solar mais adequado, sem colocar em risco a sua saúde ou favorecer o envelhecimento prematuro da sua pele. Saiba como identificar cada fotótipo de pele já de seguida.

  • Fotótipo 1 – Este tipo de pele caracteriza-se por queimar rapidamente e raramente bronzear. Quem possui este fotótipo geralmente tem também cabelo muito claro ( ruivo ou loiro) e pele com sardas. Os ruivos possuem um tipo de melanina insuficiente.
  • Fotótipo 2 – Como sucede com o fotótipo 1, este tipo de pele também queima, mas a grande diferença é que é possível um leve bronzear sem que a pele fique queimada. Quem pertence a este tipo de fotótipo apresenta pele clara, muito frequentemente olhos azuis e cabelo loiro ou castanho.
  • Fotótipo 3 –  Este tipo de pele apresenta uma tonalidade um pouco mais acastanhada, mas ainda assim queima quando a exposição solar é excessiva. Normalmente pertence a pessoas com cabelo mais escuro e olhos castanhos ou verdes. O fotótipo 3 de pele bronzeia de forma gradual e uniforme, sendo o bronzeamento entre o nível médio a escuro.
  • Fotótipo 4 – Esta pele é de um tom acastanhado mais escuro e as pessoas que a possuem também apresentam olhos mais escuros e cabelo preto. Este fotótipo de pele bronzeia rapidamente e profundamente, queimando-se muito pouco, embora possa ocorrer levemente.
  • Fotótipo 5  – Os indivíduos com este tipo de pele possuem uma tonalidade de pele morena, entre o acastanhado e o ligeiramente negro. Frequentemente possuem olhos castanhos e cabelo também de tonalidades escuras, como o preto. As queimaduras solares não são frequentes, mas a pele bronzeia bastante e de forma rápida.
  • Fotótipo 6 – Este é o tipo de pele mais escuro de todos. As pessoas com este tipo de fotótipo têm também olhos castanhos e cabelo preto. A pele não queima facilmente, mas bronzeia intensamente. É uma pele profundamente pigmentada.


É preciso ter em conta que quanto menor o fotótipo cutâneo, maiores devem ser os cuidados com o sol, pois a pele é mais sensível ao dano provocado pela radiação ultra-violeta. Sendo assim, pessoas com fotótipos de pele  mais baixos devem investir mais na qualidade dos protetores solares e usar um nível de FPS mais elevado. Adicionalmente aconselha-se o uso de roupa protetora, como chapéu ou mangas, assim como algum cuidado com a exposição solar nas horas de maior risco.

 

 

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

No comments yet.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

btt
Share