Acupuntura: solução para ansiedade, insonia e emoções

O nível de ansiedade que afeta cada um vai depender de vários fatores

É certo que todos nós passamos por momentos de ansiedade, que se manifesta em  maior ou menor grau . Como cada ser humano é único, o grau de ansiedade de uma pessoa deve ser avaliado individualmente.

A ansiedade está frequentemente cruzando nossos caminhos, seja por conta de uma preocupação, um conflito, um sentimento de culpa, medo, insegurança, conflitos internos, sobrecarga de estresse, etc…

O fato é que o excesso de ansiedade é extremamente perturbador, pois uma pessoa ansiosa tem dificuldades para relaxar e pensar direito, e pode se colocar em situações que comprometam mais ainda o seu estado de equilíbrio.

A pessoa ansiosa quando tratada com acupuntura, reencontra o seu centro de equilíbrio, passando a interagir com os fatores estressantes de uma forma mais harmoniosa.

Como já foi dito um tratamento requer sempre uma análise mais profunda e individual, mas, basicamente, o tratamento com acupuntura consiste em fazer fluir o  QI, equilibrar a interação com o outro e garantir uma boa noite de sono.

Para esse tratamento podemos utilizar pontos sistêmicos (corpo) e pontos reflexos (auriculoterapia).

 

Ciclo de Geração e Controle dos 5 elementos

Na anamnese da acupuntura é avaliado a desarmonia da homeostase através do ciclo de geração e controle dos cinco elementos.

Na M.T.C., “As sequencias de Geração e Controle, provêm do modelo básico das relações fisiológicas entre os órgãos internos. Da mesma maneira que a Madeira gera Fogo e é gerada pela Água, assim podemos dizer que o fígado é a mãe do Coração e o filho do Rim (sequencia de geração). Por outro lado, cada órgão é mantido sob controle por outro, de forma a manter um equilíbrio próprio entre eles…” Maciocia, 2007.

 

Você sabe porque a tensão emocional tratada com acupuntura melhora?

A vida é um eterno aprendizado, e a forma como lidamos com adversidades, é determinante para o nosso bem estar. A ansiedade atualmente, parece estar entranhada nas nossas atitudes.

Tristeza, medo, raiva, euforia, preocupação,…fazem parte do cotidiano e todos nós temos períodos em que perdemos o equilíbrio momentaneamente, sendo esse desequilíbrio evidenciado através da tensão emocional.

Isso é normal! Porém, a intensidade e/ou persistência nesse processo traz grandes prejuízos para a saúde.

Ter disciplina emocional não é uma coisa que se aprende de uma hora para outra. A acupuntura, o tratamento através da orelha (auriculoterapia), e o shiatsu (massagem corporal) atuam no campo emocional de uma forma muito especial, promovendo equilíbrio , e apaziguando assim o turbilhão de emoções.

A acupuntura equilibra o organismo através da manipulação energética, e estabiliza de forma saudável as emoções!

Então temos: medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação. Cada emoção está ligada ao funcionamento de um dos cinco órgãos: rim (medo), fígado (raiva), coração (euforia), baço (preocupação) e pulmão (tristeza) , estes por sua vez, possuem relação direta com os cinco elementos/movimentos energéticos , que são eles respectivamente: água, madeira, fogo, terra e metal.

 

5 elementos na Medicina Clássica Oriental

5 elementos na Medicina Tradicional Oriental

 

Dormir bem com acupuntura é uma realidade!

Nos dias de hoje, com essa rotina corrida e estressante que adotamos como estilo de vida, uma boa noite de sono está cada vez mais difícil.

Como uma bola de neve, isso acaba gerando mais estresse e comprometendo cada vez mais nosso bem estar, ficando a mente entorpecida e atordoada com o turbilhão de pensamentos que não dão trégua, e então ficamos rolando de um lado para o outro, ao invés de simplesmente relaxar e dormir.

Está mais do que provado a importância do sono em nossas vidas, do quanto ele reflete em nossa saúde, disposição, produção de hormônio da felicidade, etc…

Portanto é indispensável usarmos dos recursos que estão ao nosso alcance para melhorar a qualidade do nosso sono, seja através da mudança de hábitos, e quando necessário ajuda de um profissional.

No que tange a acupuntura, ela tem efeitos comprovados na melhoria da qualidade do sono.

Os pontos estimulados para esse fim produzem efeitos já nas primeiras sessões e são visíveis pois a pessoa após uma boa noite de sono, demonstra-se com um semblante mais jovial, renovado,  mais disposta, alegre… enfim, de bem com a vida.

A acupuntura basicamente, trabalha pontos do meridiano do coração e também manipula o yin e yang  quando necessário. A acupuntura produz um sono restaurador ! Como está seu sono?

Você pode dormir bem com acupuntura e ter um sono restaurador e ganhar mais disposição para o dia dia, e ser mais feliz.

O sono é sagrado! Zele por ele! Tenha uma boa noite de sono! Dormir bem com acupuntura é uma boa pedida!

 

Aplicação de agulhas e o estímulo tonificante em acupuntura

Aplicação de agulhas e o estímulo tonificante em acupuntura

 

Leia Mais

Fonte: Iales SPA, Acupuntura NaturalAcupuntura Natural e Youtube.

Share

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,