Estética, Cosmetologia, Beleza, Saúde e Suplementação

Top Menu

ANSIEDADE E ACUPUNTURA

By That's it...

Postado em , , | Tags : , , , , , , , , ,

O nível de ansiedade que afeta cada um vai depender de vários fatores. É certo que todos nós passamos por momentos de ansiedade, que se manifesta em  maior ou menor grau . Como cada ser humano é único, o grau de ansiedade de uma pessoa deve ser avaliado individualmente.


A ansiedade está frequentemente cruzando nossos caminhos, seja por conta de uma preocupação, um conflito, um sentimento de culpa, medo, insegurança, conflitos internos, sobrecarga de estresse, etc…

O fato é que o excesso de ansiedade é extremamente perturbador, pois uma pessoa ansiosa tem dificuldades para relaxar e pensar direito, e pode se colocar em situações que comprometam mais ainda o seu estado de equilíbrio.

A pessoa ansiosa quando tratada com acupuntura, reencontra o seu centro de equilíbrio, passando a interagir com os fatores estressantes de uma forma mais harmoniosa.

Como já foi dito um tratamento requer sempre uma análise mais profunda e individual, mas, basicamente, o tratamento com acupuntura consiste em fazer fluir o  QI, equilibrar a interação com o outro e garantir uma boa noite de sono. Para esse tratamento podemos utilizar pontos sistêmicos (corpo) e pontos reflexos (auriculoterapia).

TENSÃO EMOCIONAL TRATADA COM ACUPUNTURA MELHORA

Você sabe porque a tensão emocional tratada com acupuntura melhora?

A vida é um eterno aprendizado, e a forma como lidamos com adversidades, é determinante para o nosso bem estar. A ansiedade atualmente, parece estar entranhada nas nossas atitudes. Tristeza, medo, raiva, euforia, preocupação,…fazem parte do cotidiano e todos nós temos períodos em que perdemos o equilíbrio momentaneamente, sendo esse desequilíbrio evidenciado através da tensão emocional. Isso é normal! Porém, a intensidade e/ou persistência nesse processo traz grandes prejuízos para a saúde.

Ter disciplina emocional não é uma coisa que se aprende de uma hora para outra. A acupuntura, o tratamento através da orelha (auriculoterapia), e o shiatsu (massagem corporal) atuam no campo emocional de uma forma muito especial, promovendo equilíbrio , e apaziguando assim o turbilhão de emoções. 

A acupuntura equilibra o organismo através da manipulação energética, e estabiliza de forma saudável as emoções!

Então temos: medo, raiva, euforia, tristeza e preocupação. Cada emoção está ligada ao funcionamento de um dos cinco órgãos: rim (medo), fígado (raiva), coração (euforia), baço (preocupação) e pulmão (tristeza) , estes por sua vez, possuem relação direta com os cinco elementos/movimentos energéticos , que são eles respectivamente: água, madeira, fogo, terra e metal.

TERMOS TÉCNICOS: TENSÃO EMOCIONAL TRATADA COM ACUPUNTURA MELHORA

No que tange as emoções, encontramos a seguinte citação nos Fundamentos da Medicina Chinesa: “Tensão emocional causa desarmonia dos órgãos internos. E uma desarmonia dos órgãos internos pode causar desequilíbrio emocional”(MACIOCIA).

 A medicina chinesa nos ensina também que as emoções estão relacionadas aos zang/fu(órgãos e vísceras). Sendo assim refere que: o medo está ligado a energia do rim; a raiva tem correlação com a energia do fígado; a alegria (estado de excitamento excessivo) está associada a energia do coração; a preocupação se manifesta da energia do baço-pâncreas; e a angustia, aflição e tristeza encontra-se na energia do pulmão.

As emoções são estímulos mentais e fazem parte do contesto humano naturalmente. Porém, a tensão emocional quando duradoura e/ou intensa se torna perversa, e afeta diretamente o equilíbrio dinâmico do QI de forma contundente. A estagnação de QI quando não corrigida desencadeia outros desequilíbrios na saúde e nos julgamentos e respostas do indivíduo frente a estressores externos.

“A natureza de um Órgão Interno ressoa com uma emoção. Cada Órgão Interno tem uma natureza positiva que se transforma em emoções negativas sob a influência da tensão emocional das circunstâncias da vida”(MACIOCIA).

Sendo o equilíbrio dinâmico e saudável do QI (energia) na circulação energética (meridianos de energia), fator essencial para o bom estado emocional e fisiológico do indivíduo. O terapeuta através da medicina tradicional chinesa, manipula esse campo energético, equilibrando a dinâmica do QI, se utilizando, por exemplo, da teoria dos cinco elementos para a manutenção do bem estar, promovendo saúde através dos estímulos com a agulha (sedar e tonificar, equilibrar) manipulando os pontos específicos nos meridianos, equilibrando o sistema como um todo, inclusive o emocional.

Os cinco elementos, contidos em yin e yang, são fonte energética para a estruturação de energia dos Fang/Fu (órgãos e vísceras).

Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra, e metal. Eles funcionam de forma integrada num fluxo de geração e controle, para manutenção da homeostase energética. 

A tensão emocional tratada com acupuntura melhora e melhora muito!

Share

About The That's it...

porque viver é sonhar...

Related Posts

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

btt
Share